16/07/2024 às 16:39

CUIDAR!

20
2min de leitura

Nenhum de nós é naif e sabe que cuidar de uma casa e da vida de uma família é uma tarefa quase hercúlea, que exige dedicação, paciência e, acima de tudo, empatia. Já imaginaram o esforço que é trabalhar fora, lavar, limpar, arrumar cuidar dos filhos, e das suas necessidades e ainda assim manter uma vida digna num ambiente repleto de afeto e amor?!! Se sabemos o quanto custa a uma família manter tudo organizado, imaginem quando essa responsabilidade recai sobre apenas uma pessoa...facilmente percebemos que tudo se torna ainda mais difícil de gerir, certo?

É bem verdade que hoje me dia, os casais estão cada vez mais presentes nas tarefas domésticas e no cuidar dos filhos mas, ainda existem muitas pessoas cuja falta de empatia, transforma o que já é árduo em algo quase impossível. É angustiante ver uma casa bonita, mas sentir que estamos sós na missão de mantê-la. O cansaço físico de um dia inteiro de trabalho acumulado com o peso emocional de saber que não há apoio.... "Jasus" como é que as pessoas conseguem ser tão egoístas?!

Cada tarefa, cada pequeno gesto de cuidado, multiplica-se, torna o fardo insuportável. Enquanto a rotina se desenrola, e a falta de reconhecimento e colaboração daqueles que deveriam ser parceiros é devastadora. Por isso muitos casamentos desmoronam, porque a casa deixa de ser um porto-de-abrigo e torna-se num espaço que dividimos com alguém, só porque assim tem de ser.

Se com o apoio necessário, a qualidade dos afetos sofre imaginem sem apoio. O cansaço e o ressentimento instalam-se, e vai afetando a harmonia familiar. É difícil manter um sorriso genuíno quando o peso de tudo parece estar sobre os nossos ombros. É praticamente impossível sentirmos energia para a família, para o amor, para solidificar laços importantíssimos, quando o único retorno é o silêncio da indiferença.

O cuidado de uma casa e de uma família deve ser uma responsabilidade partilhada. E são nesses momentos de empatia e colaboração que a nossa vida afetiva se torna alegre, vivenciada por toda a família, porque todos estão na mesma sintonia, todos colaboram para um bem maior que é a união da família e toda a higiene que a envolve. Quando não temos esse apoio, tudo se torna uma luta constante, e o que deveria ser um lar cheio de amor e alegria transforma-se num campo de batalha solitário onde os habitantes que mais conversam entre si são as partículas de pó porque os restantes habitantes ficam cada um no seu canto onde a conversa pouco existe e as vidas se vão fazendo resignadamente.

É um pena que as pessoas não percebam que se estivessem lado a lado numa cumplicidade de objetivos criamos um ambiente verdadeiramente saudável e harmonioso, onde o trabalho e o amor se entrelaçam, fazendo-nos ter muita vontade de entrar em casa porque sabemos que lá vão estar as nossas pessoas numa ambiente organizado limpo e saudável.. Isto é um lar!!

16 Jul 2024

CUIDAR!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp